quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O tempo passou e nada mudou em Sete Lagoas

Caros amigos,


em Fevereiro de 2010 escrevi um pequeno texto refletindo a crise de lideranças de Sete Lagoas. Mais do que nunca este texto está vivo. Forte abraço.



"Sete Lagoas Precisa de Novos Líderes
Amigos e amigas,
Desde que sai da Presidência do PT em Janeiro, tenho refletido profundamente sobre a situação do PT, de Sete Lagoas e de sua sociedade como um todo. 
Venho analisando os mais diversos setores da sociedade Setelagoana: Política, Econômica, Religiosa e Comunitária.
Dessa reflexão posso tirar uma única e triste conclusão: 
"Sete Lagoas vive sua pior crise de lideranças de todos os tempos."
Isso acontece não pela falta de pessoas capazes, mas sim pelo velho ditado de Edmund Burke: "Para que o mal triunfe basta que os bons fiquem de braços cruzados." Infelizmente as pessoas estão preferindo se acomodarem em suas casas, do que sair a luta.
Porém, as mesmas pessoas que se acomodam, reclamam ao verem sua cidade deteriorar e a qualidade de vida escorrer pelos ralos da omissão e corrupção.
E o que mais dói à alma é ver o surgimento de "pseudo-lideres", que se servem do poder e suas beneficies, colocando de lado o interesse de toda uma coletividade.
Isto acontece naquele político que busca empregar seus parentes no poder público, mas não pensa em gerar emprego para os pais de família desempregados.
Isto acontece naqueles comerciantes que procuram explorar o maior lucro possível em um produto ou serviço, mas não importa com a qualidade oferecida aos clientes.
Isto acontece naquele patrão que contabiliza o aumento de produtividade e lucro, mas não o reparte com seus funcionários.
Isto acontece quando religioso impede seus fieis de desenvolverem trabalhos, com medo de que um dia esses ocupem seu lugar ou ameacem seu prestígio.
E principalmente, quando aqueles que até antes defendiam uma posição firme e coerente, mudam em troca de alguns favores ou então do silêncio.
Não existe crime mais hediondo e pecado mais mortal, do que explorar a condição daquelas pessoas mais humildes.
É por isso que nossa cidade vive um sentimento inquietante e constante de desânimo e tristeza. As pessoas andam caminhando de cabeça baixa. 
As praças e ruas já não são mais alegres e movimentadas, pois foram tomadas pelo tráfico de drogas e marginalidade.
Somos reféns da corrupção, que vem transformando nossos direitos em privilégios de poucos e favores de elite.
É preciso dar uma basta!
Sete Lagoas merece e precisa de um novo líder. Alguém que em primeiro lugar tenha em sua alma a vocação para o servir. Alguém que esteja capaz de passar pelo martírio que será imposto pelos corruptos e mentirosos. Alguém com novas idéias e soluções, mas que saiba reconhecer a história e o passado de seu povo.
Esse novo líder precisa assumir a cadeira de Prefeito e irradiar para todos os setores da sociedade uma onda de otimismo, fé, amor, competência, honestidade, ética e trabalho. Somente assim, os outros lideres, que hoje estão adormecidos, terão a mesma coragem de levantarem e assumirem seus setores.
Uma convicção eu tenho. Após minha cirurgia, eu e mais um grupo de amigos do Movimento PT para Todos vamos começar a batalhar pela construção dessa liderança junto a população Setelagoana.
Por mais triste, frio e tempestuoso seja o dia de hoje, com toda certeza o sol vai nascer amanha.
Que Deus abençoe todo o povo Setelagoano.
Cláudio Busu."

Um comentário:

  1. Claudio comece a liderar e será seguido por uma legião de Pessoas que querem um Mundo mais fraterno, mais humano e mais coerente, com o que Cristo nos propoe cada dia de nossas vidas.
    Hoje esta liderança se chama Claudio Busu.

    ResponderExcluir